Sem categoria

Lei 14.451, sancionada na última semana, reduz quórum de deliberações de sócios em sociedades limitadas

A Lei 14.451, de 21 de setembro de 2022, alterou os artigos 1.061 e 1.076 do Código Civil para modificar os quóruns de deliberações de sócios em sociedades limitadas. De acordo com a lei, a designação de administrador não sócio dependerá da aprovação, de no mínimo, 2/3 (dois terços) dos sócios, enquanto o capital não […]

Compartilhe

Publicado em 26/09/2022

A Lei 14.451, de 21 de setembro de 2022, alterou os artigos 1.061 e 1.076 do Código Civil para modificar os quóruns de deliberações de sócios em sociedades limitadas. De acordo com a lei, a designação de administrador não sócio dependerá da aprovação, de no mínimo, 2/3 (dois terços) dos sócios, enquanto o capital não estiver integralizado, e mais da metade do capital social após a integralização. Antes, o Código Civil previa quóruns maiores para a nomeação de administrador não sócio: pela unanimidade dos sócios, no caso de capital não integralizado, e por 2/3 (dois terços) após a integralização. A lei também reduziu o quórum para a modificação do contrato social e para os casos de incorporação, fusão, dissolução da sociedade ou cessação do estado de liquidação. Antes, para tais deliberações, era necessário a aprovação de ¾ (três quartos) do capital social, ou seja, 75% (setenta e cinco por cento). Agora basta somente a aprovação de mais da metade do capital social. A lei entra em vigor em 22 de outubro de 2022 e, a partir desta data, as sociedades limitadas que desejarem flexibilizar os seus quóruns de aprovação poderão providenciar a alteração do contrato social. O escritório Teixeira Ribeiro Advogados permanece à disposição em caso de eventuais dúvidas que possam surgir a partir da nova alteração legislativa e para auxiliar as sociedades limitadas em suas alterações contratuais. Lei 14.451, de 21 de setembro de 2022. Código Civil.

Compartilhe

Você também pode gostar

Bem-vindo(a) à Newsletter do escritório Teixeira Ribeiro Advogados! 

Tenha acesso exclusivo a informações jurídicas atualizadas, notícias relevantes do setor e artigos especializados redigidos por nossos experientes advogados. Para se inscrever, preencha o formulário abaixo e comece a receber a nossa NewsLetter periodicamente.









Política de Privacidade e Proteção de Dados: Garantimos a confidencialidade e o sigilo das informações fornecidas através deste formulário. Os dados coletados serão utilizados exclusivamente para fins de envio da nossa newsletter, conforme a legislação vigente de proteção de dados pessoais.