Cível
Exceções à cláusula de limitação de responsabilidade, segundo o entendimento dos tribunais
A cláusula de limitação de responsabilidade estabelece um limite para indenizações decorrentes do descumprimento contratual. Esta cláusula é um importante mecanismo para trazer previsibilidade, segurança e definir a alocação de riscos nas relações contratuais, especialmente as empresariais. No entanto, grande parte dos tribunais brasileiros defende a invalidade das cláusulas de limitação do dever de indenizar […]
Publicado em 10/04/2024
A cláusula de limitação de responsabilidade estabelece um limite para indenizações decorrentes do descumprimento contratual. Esta cláusula é um importante mecanismo para trazer previsibilidade, segurança e definir a alocação de riscos nas relações contratuais, especialmente as empresariais.
No entanto, grande parte dos tribunais brasileiros defende a invalidade das cláusulas de limitação do dever de indenizar nos seguintes casos:
a.contrariedade à ordem pública
b.descumprimento da obrigação principal do contrato
c.dolo, fraude ou culpa grave
O dolo ocorre quando uma das partes descumpre o contrato de forma intencional. Nesse caso, a exceção serve para evitar que uma empresa descumpra intencionalmente o contrato e, ainda assim, se beneficie da limitação de responsabilidade. Já a culpa grave ocorre quando a parte infratora poderia ter previsto o resultado de sua ação, por se tratar de um erro evidente, e, mesmo assim, insistiu no descumprimento. Nesses casos, a jurisprudência afasta a cláusula de limitação de responsabilidade.
Quanto à obrigação principal do contrato, há entendimentos conflitantes. Alguns tribunais e doutrinadores entendem que não é possível limitar a responsabilidade de maneira a liberar a empresa do cumprimento da obrigação principal de um contrato. Outros entendem que pode haver alguma limitação, mas nunca de maneira a isentar totalmente a responsabilidade de quem descumpre o contrato, visto que tal previsão desestimularia o cumprimento do objeto do contrato.
Recomendamos que os contratos contenham cláusulas de limitação de responsabilidade compatíveis com o objeto do contrato, levando em consideração os riscos envolvidos e as circunstâncias específicas de cada segmento. Com esses cuidados, é possível melhorar a segurança jurídica e eficácia dos contratos, evitando riscos e litígios desnecessários.
Fontes:
https://www.jusbrasil.com.br/artigos/culpa-na-responsabilidade-civil/502645067
Você também pode gostar
Societário
Transformação Digital e o Novo Papel das Assembleias
CONTINUAR LENDOCível
CNJ autoriza inventário, partilha e divórcio extrajudicial envolvendo menores de idade e incapazes
CONTINUAR LENDOTributário
Instituição Financeira vence disputa no CARF sobre dedução de perdas com inadimplência no Imposto de Renda
CONTINUAR LENDOBem-vindo(a) à Newsletter do escritório Teixeira Ribeiro Advogados!
Tenha acesso exclusivo a informações jurídicas atualizadas, notícias relevantes do setor e artigos especializados redigidos por nossos experientes advogados. Para se inscrever, preencha o formulário abaixo e comece a receber a nossa NewsLetter periodicamente.
Política de Privacidade e Proteção de Dados: Garantimos a confidencialidade e o sigilo das informações fornecidas através deste formulário. Os dados coletados serão utilizados exclusivamente para fins de envio da nossa newsletter, conforme a legislação vigente de proteção de dados pessoais.