Sem categoria
Alteração automática da EIRELI em limitada unipessoal
Em cumprimento ao Ofício Circular SEI 3510/2021, no período de 09 a 11 de dezembro ocorreu a transformação automática da empresa individual de responsabilidade limitada (“EIRELI”) em sociedade limitada unipessoal. A mudança foi feita de forma integrada entre os sistemas das Juntas Comerciais e Receita Federal. A partir do dia 12 de dezembro, todos os […]
Publicado em 14/12/2022
Em cumprimento ao Ofício Circular SEI 3510/2021, no período de 09 a 11 de dezembro ocorreu a transformação automática da empresa individual de responsabilidade limitada (“EIRELI”) em sociedade limitada unipessoal. A mudança foi feita de forma integrada entre os sistemas das Juntas Comerciais e Receita Federal.
A partir do dia 12 de dezembro, todos os Documentos Básicos de Entrada (“DBEs”) de EIRELI foram cancelados pela Receita Federal e não podem ser utilizados para o registro de atos. Será preciso realizar um novo DBE, agora já como sociedade limitada unipessoal.
O cumprimento das alterações foi realizado em razão do artigo 41 da Lei 14.195 de 26 de agosto de 2021, que transformou todas as EIRELI em sociedades limitadas unipessoais, com a consequente revogação tácita do artigo 980-A do Código Civil.
Coube ao Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (“DREI”) disciplinar essa transição, feita através do ofício mencionado. No entanto, o ofício não determinava prazos para o encerramento do protocolo de alterações e extinções das EIRELI, tendo em vista a necessidade de adequação dos sistemas.
Agora, com a transformação automática nos sistemas das Juntas Comerciais e da Receita Federal, os atos que mencionarem EIRELI em seu instrumento cairão em exigência. Os arquivamentos deverão estar de acordo com o sistema, ou seja, com menção à sociedade limitada unipessoal ao longo do documento, sem que seja necessário incluir a informação da transformação já realizada automaticamente.
O escritório Teixeira Ribeiro Advogados está à disposição para esclarecer eventuais dúvidas e para auxiliar no registro dos atos das novas sociedades limitadas unipessoais.
Lei 14.195/2021
Código Civil Brasileiro
Ofício Circular SEI n. 3510/2021-ME do DREI
Você também pode gostar
Tributário
Recurso Extraordinário 592.616 – Tema 118 do STF: Exclusão do ISS da Base de Cálculo de PIS e COFINS
CONTINUAR LENDOSocietário
Impacto do Falecimento de um Sócio: O Que Cada Tipo Societário Precisa Saber!
CONTINUAR LENDOTributário
Programa em Recuperação II: Oportunidade de regularização tributária no RS
CONTINUAR LENDOBem-vindo(a) à Newsletter do escritório Teixeira Ribeiro Advogados!
Tenha acesso exclusivo a informações jurídicas atualizadas, notícias relevantes do setor e artigos especializados redigidos por nossos experientes advogados. Para se inscrever, preencha o formulário abaixo e comece a receber a nossa NewsLetter periodicamente.
Política de Privacidade e Proteção de Dados: Garantimos a confidencialidade e o sigilo das informações fornecidas através deste formulário. Os dados coletados serão utilizados exclusivamente para fins de envio da nossa newsletter, conforme a legislação vigente de proteção de dados pessoais.