Sem categoria

A Importância das Duas Testemunhas em Documentos Jurídicos

Coletar a assinatura de duas testemunhas em contratos e documentos é medida comum no meio empresarial. Algumas empresas fazem dessa prática a regra para todas as contratações. Porém há empresas, e principalmente pessoas físicas, que ainda dispensam essa formalidade. Embora a ausência de testemunhas não afete a validade do contrato, pode gerar dificuldades na hora […]

Compartilhe

Publicado em 04/10/2021

Coletar a assinatura de duas testemunhas em contratos e documentos é medida comum no meio empresarial. Algumas empresas fazem dessa prática a regra para todas as contratações. Porém há empresas, e principalmente pessoas físicas, que ainda dispensam essa formalidade. Embora a ausência de testemunhas não afete a validade do contrato, pode gerar dificuldades na hora de executá-lo judicialmente. Veja abaixo as principais vantagens de ter testemunhas assinando os seus documentos: 1. Formação de Título Executivo. Se o documento for assinado por 02 testemunhas, ele passa a ser considerado um ‘Título Executivo Extrajudicial’. Com essa qualificação, se uma parte atrasar pagamentos ou ficar inadimplente, a parte credora poderá ‘pular’ o processo de conhecimento e entrar diretamente com um processo de execução contra a parte devedora. Sem as 02 testemunhas, o juiz precisará primeiro verificar se o contrato constitui um crédito, o que torna o processo muito mais longo e trabalhoso. A assinatura de 02 testemunhas garante economia de meses, senão anos de discussão judicial sobre a existência ou não da dívida, e é especialmente útil para as empresas que receberão pagamentos na relação contratual. 2. Presunção de autenticidade. A assinatura de testemunhas atrai a presunção de que as próprias partes firmaram o contrato, sem vícios ou irregularidades. Isto é, elas servem para atestar que todas as assinaturas do documento são legítimas, que cada um dos envolvidos estava presente no momento da contratação e que não houve nenhuma forma de coação, pressão ou ameaça na assinatura do documento. Mas atenção: nem todas as pessoas podem servir de testemunhas a uma contratação. O Código Civil Brasileiro relaciona alguns indivíduos que, devido à sua proximidade com as partes ou com o contrato em si, estão inaptas a atestar sua validade. Fora dessa lista, presume-se que qualquer pessoa pode assinar como testemunha, mesmo que não conheça as partes contratantes. Confira a lista de pessoas que estão impedidas de assinar como testemunha: a) Menores de 16 anos; b) Pessoas com interesse pessoal na disputa; c) Amigos íntimos ou inimigos declarados de qualquer parte; d) Cônjuges e parentes até o terceiro grau, por sangue ou afinidade. Portanto, apesar de não ser obrigatória, a contratação testemunhada traz vantagens significativas às partes, bastando o cuidado na hora de escolher as testemunhas, para aproveitar a segurança e a legitimidade que essa medida garante ao documento ou ao contrato.

Compartilhe

Você também pode gostar

Bem-vindo(a) à Newsletter do escritório Teixeira Ribeiro Advogados! 

Tenha acesso exclusivo a informações jurídicas atualizadas, notícias relevantes do setor e artigos especializados redigidos por nossos experientes advogados. Para se inscrever, preencha o formulário abaixo e comece a receber a nossa NewsLetter periodicamente.









Política de Privacidade e Proteção de Dados: Garantimos a confidencialidade e o sigilo das informações fornecidas através deste formulário. Os dados coletados serão utilizados exclusivamente para fins de envio da nossa newsletter, conforme a legislação vigente de proteção de dados pessoais.