Tributário
Reforma tributária e aumento do ICMS
No último dia 16, o Governador Eduardo Leite protocolou projeto de lei que aumenta a alíquota geral do ICMS de 17% para 19,5%. A medida é um reflexo do projeto da reforma tributária (aprovada na Câmara e no Senado) e tem sido adotada por diversos Estados. Neste sentido, os estados de São Paulo, Rio de […]
Publicado em 24/11/2023
No último dia 16, o Governador Eduardo Leite protocolou projeto de lei que aumenta a alíquota geral do ICMS de 17% para 19,5%. A medida é um reflexo do projeto da reforma tributária (aprovada na Câmara e no Senado) e tem sido adotada por diversos Estados.
Neste sentido, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul publicaram, em 20 de novembro, comunicado conjunto informando a necessidade de aumentar as alíquotas de ICMS.
Como justificativa, apontaram o fato de que, após a implementação da reforma tributária (se aprovada), as participações de cada Estado no total arrecadado pelo IBS dependerão da receita média de ICMS obtida por cada um entre 2024 e 2028. Quanto maior a arrecadação de um Estado com o ICMS nesse período, maior será o fluxo de recursos do IBS a ele destinado até 2078.
Os estados da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Maranhão e Rondônia já aprovaram projetos de lei para aumentar o imposto. No Rio Grande do Norte, há projeto de lei em andamento na assembleia legislativa.
Por enquanto, este é o cenário conhecido:
Alterações aprovadas:
Propostas de Lei em Andamento:
Lembramos que, para que a alíquota majorada seja cobrada pelo Estado do Rio Grande do Sul no próximo ano, é necessário que o projeto de lei seja aprovado até 31/12/2023, em respeito à regra constitucional da anterioridade do exercício financeiro.
Fontes: https://portal.fazenda.sp.gov.br/Noticias/Paginas/COMUNICADO-ICMS.aspx
Você também pode gostar
Societário
Transformação Digital e o Novo Papel das Assembleias
CONTINUAR LENDOCível
CNJ autoriza inventário, partilha e divórcio extrajudicial envolvendo menores de idade e incapazes
CONTINUAR LENDOTributário
Instituição Financeira vence disputa no CARF sobre dedução de perdas com inadimplência no Imposto de Renda
CONTINUAR LENDOBem-vindo(a) à Newsletter do escritório Teixeira Ribeiro Advogados!
Tenha acesso exclusivo a informações jurídicas atualizadas, notícias relevantes do setor e artigos especializados redigidos por nossos experientes advogados. Para se inscrever, preencha o formulário abaixo e comece a receber a nossa NewsLetter periodicamente.
Política de Privacidade e Proteção de Dados: Garantimos a confidencialidade e o sigilo das informações fornecidas através deste formulário. Os dados coletados serão utilizados exclusivamente para fins de envio da nossa newsletter, conforme a legislação vigente de proteção de dados pessoais.